Apoio Social

O apoio social tem por objetivo promover uma ação educativa, buscando um processo reflexivo nos pacientes e familiares, para que possam participar do processo de tratamento e cura, por meio de interpretação dos fatores sociais, políticos e econômicos que permeiam a realidade dos pacientes e de seus familiares, orientando-os para o tratamento global dos aspectos biopsicossociais.

Além disso, a atuação do apoio social tem como objetivo investigar as situações cultural, ambiental, pessoal e financeira do paciente, a fim de identificar os problemas que podem interromper o tratamento, e reportá-lo à equipe, tornando possível a compreensão de quem essa pessoa é, o que o câncer significa para ela, e quais outras tensões estão afetando a vida desses indivíduos e seus familiares, por meio de um planejamento de intervenções que torne o tratamento e a recuperação viáveis ao paciente.

Considerar um processo constante de assistência para propiciar maior conforto emocional e físico e uma vida social mais próximo do normal, dadas condições impostas pela doença.

O apoio social da AACC também tem atuado em:

  • Orientar e informar sobre Regulamentos da Instituição;
  • Orientar e informar sobre os direitos dos pacientes;
  • Efetuar contato com o serviço de transporte (ambulância);
  • Planejar traslados dos pacientes para os hospitais, bem como para a unidade educacional;
  • Orientar e encaminhar a recursos previdenciários;
  • Orientar e encaminhar a benefícios de isenção de tarifa;
  • Efetuar contato com a família;
  • Esclarecer sobre o diagnóstico e exames;
  • Encaminhar para outros recursos (saúde, justiça, etc.);
  • Elaborar relatório diário;
  • Realizar atividades em grupos;
  • Realizar trabalho integrado com equipe multiprofissional;
  • Registrar as ações em prontuários;
  • Realizar atendimento familiar
  • Identificar, discutir e avaliar com a família, possíveis situações sociais e econômicas que estejam interferindo no tratamento, bem como providenciar encaminhamento aos recursos comunitários;
  • Possibilitar e ou facilitar contato entre equipe médicas e familiares dos pacientes;
  • Efetuar contato com Instituições (publicas e privadas); e manutenção dos benefícios oferecidos pela Instituição aos pacientes (cesta básica, remédio, vale transporte);
  • Contactar TFD (Tratamento Fora Domicílio) para providenciar deslocamento dos pacientes e acompanhantes, bem como trâmites necessários  no caso de óbitos.

 


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