Atendimento Quaternário

 

O atendimento quaternário irá proporcionar e viabilizar este processo do retorno do ex-paciente de câncer ao convívio harmonioso, adequado e social. A AACC está se empenhando para isso.

O paciente de qualquer tipo de patologia oncológica, ao manifestar e diagnosticar a doença inicia um verdadeiro calvário no que concerne ao atendimento hospitalar, exames, diagnóstico e tratamento, este último poderá levar anos a fio. Em alguns casos, infelizmente, sem sucesso. Em São Paulo, mesmo com o terceiro setor, notadamente, e a profissionais dedicados ao bem comum, a demanda é maior que a oferta, em se tratando de vagas para crianças com câncer.

Embora o tratamento do câncer tenha seu ponto de partida no início da década de 50, no após guerra, somente no início dos anos 80 houve um avanço, cientificamente falando, no tratamento desta doença – pesquisa, medicamentos, tipos de tratamentos e profissionais especializados. A medicina, apesar de tão pouco tempo, caminhou a passos largos no que diz respeito a Oncologia como um todo. Hoje São Paulo é considerado um dos maiores centros oncológicos da América Latina, com resultado extremamente animadores, chegando inclusive a 70%de cura.

Inversamente proporcional, os avanços nos aspectos culturais e sociais não tem sido substanciais, ou seja, o preconceito e a falta de infraestrutura para acolher o paciente que sai de um tratamento oncológico, ainda fica muito a desejar do que uma sociedade do século 21 deveria oferecer.

É neste momento que entra em ação o terceiro setor com uma visão profissional, séria e imbuída de um profundo sentimento humanitário e de solidariedade. Contudo, nada disso tem valor se não houver uma organização adequada às necessidades e objetivos da Instituição.


  • Published: 6 meses ago on 9 de janeiro de 2017
  • By:
  • Last Modified: janeiro 9, 2017 @ 5:16 pm
  • Filed Under: Notícias

Apoiadores