Câncer infantil, organização familiar e doença: saiba como apoiar

 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 12 mil crianças e adolescentes recebem anualmente o diagnóstico no Brasil. Por essa razão, é essencial que a relação entre câncer infantil, organização familiar e doença seja equilibrada.

Para ajudar a lidar com o impacto, muitas ONGs desenvolvem trabalhos voltados para esse contexto. Afinal, a cura não está baseada apenas no aspecto biológico, mas envolve também o bem-estar e a qualidade de vida do paciente e de todos à sua volta.

Vitória com máscara

Quer saber mais? Vamos mostrar as vantagens de criar uma rede de apoio durante o tratamento e acelerar os resultados positivos. Acompanhe:

Entenda como funciona a rede de suporte e acolhimento

Ao iniciar um tratamento contra o câncer, a rotina do paciente e de seus familiares acaba sendo drasticamente afetada. E, nesse cenário, é fundamental garantir que a relação entre câncer infantil, organização familiar e doença aconteça de forma mais tranquila.

Aos dez meses, Ana Luísa foi diagnosticada com câncer. Sem condições de receber o tratamento adequado em Belo Horizonte, Ana Luísa e a mãe, Fabiane, viajaram para São Paulo e foram acolhidas pela AACC (Associação de Apoio à Criança com Câncer) que, desde 1985, realiza um trabalho de suporte biopsicossocial e existencial.

Para Fabiane, além de acolhimento em relação ao tratamento da filha, a AACC possibilita que as duas passem momentos de descontração e até “esqueçam”, por conta das amizades formadas, um pouco de todas as dificuldades que envolvem a batalha contra a doença.

Oportunidades de tratamento

Márcia, mãe da Michele, saiu de Aracaju, capital de Sergipe, em busca de melhores oportunidades de tratamento para a filha. Segundo ela, após o diagnóstico de câncer, a menina passou a se sentir inferior ao perder o contato com a escola enquanto sua irmã foi aprovada em duas universidades. Assim, o reforço escolar prestado pela AACC foi e continua sendo muito importante para a autoestima e o desenvolvimento infantil durante a estadia na ONG.

Conheça as atividades da AACC sobre câncer infantil, organização familiar e doença

Todas os projetos oferecidos pela AACC são realizados por uma equipe multidisciplinar focada em pacientes e famílias em situação de vulnerabilidade. Além disso, a associação ainda promove cursos, palestras, workshops e simpósios que ajudam a orientar em relação aos desafios após o diagnóstico. Veja, a seguir, outras atividades importantes:

  • casa de apoio: abriga familiares, crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer;
  • suporte educacional: facilita a reinserção social de crianças e adolescentes ao diminuir a defasagem escolar;
  • transporte: realiza o deslocamento dos pacientes e familiares até os centros de tratamento, atividades culturais e passeios;
  • alimentação: distribuí cinco refeições diárias para crianças, adolescentes e seus familiares;
  • apoio social: promove ações educativas e reflexivas aos pacientes e familiares;
  • apoio psicológico: assiste psicologicamente familiares e pacientes durante a luta contra o câncer;
  • lazer: promove o bem-estar aos pacientes e acompanhantes durante a estadia e o tratamento.

Veja como contribuir com a AACC

Agora você conhece o trabalho que presta assistência em relação ao câncer infantil, organização familiar e doença promovido por ONGs, como a AACC. Todo essa estrutura permite que os pacientes e seus familiares encontrem esperança em um momento extremamente delicado.

O mais importante, nesse caso, é oferecer oportunidades para mostrar que o diagnóstico é apenas uma etapa do tratamento e ser inserido em uma rede de apoio faz toda a diferença. Porém, isso só é possível com o auxílio de parceiros e colaboradores. Para quem deseja contribuir com a AACC, a organização possui uma iniciativa conhecida como apadrinhe um coração em que o doador pode escolher os valores conforme suas condições.

Quer saber mais sobre como iniciativas e doações externas podem ajudar as famílias das crianças diagnosticadas com câncer? Então leia também detalhes sobre os trabalhos desenvolvidos pela AACC.

Este‌ ‌conteúdo‌ ‌foi‌ ‌doado‌ ‌por‌ ‌‌SHARE‌ ‌| EPIC‌ ‌CONTENT‌

Planejador‌ ‌de‌ ‌Pauta:‌ Tatiana Borges Machado

Redator:‌ ‌Marcella Jeane Duarte ‌

Revisão: Epic Content


Apoiadores