Nossa História

 

Dentro desse coração nós sempre encontramos coisas boas, sentimentos elevados e emoções profundas. Nessa nossa história de pioneirismo que você tem agora, estão contidas não só palavras, sentimentos e emoções, mas, fundamentalmente, razões inapeláveis para você conhecer a Nossa História.

Nossa História

1985
11/04/1985

Inauguração da Associação de Apoio à Criança com Câncer

charityDia 11 de abril de 1985 acontece a inauguração da AACC, a primeira ONG no Brasil voltada a acolher crianças e adolescentes com câncer.
1995
02/05/1995

Inauguração do Suporte Educacional

Com o objetivo de facilitar a reinserção social da criança e do adolescente com câncer, desenvolvendo habilidades, recuperando sua defasagem escolar durante o tratamento e adotando uma postura que considere uma perspectiva de cura, a Associação de Apoio à Criança com Câncer inaugura o Suporte Educacional em 1995, a escola da criança com câncer em São Paulo.

1996
02/12/1996

Lançamento da Revista da AACC

O ano de 1992 marcou o lançamento da Revista da AACC - Órgão oficial da Associação de Apoio à Criança com Câncer.

1997
02/09/1997

Casa nova da AACC na Vila Mariana

Casa Nova AACC inaugurada na Vila Mariana. A Entidade galga espaço para crescer , ainda mais, com a implantação de novos projetos, informatização do fluxo de informações, com o objetivo de que a AACC se torne cada vez mais conhecida em nossa sociedade.

20/11/1997

Nova fase no Suporte Educacional da AACC

Começa uma nova etapa. A AACC triplica a capacidade de atendimento do Suporte Educacional. Combinando bom gosto, conforto, simplicidade e harmonia, ingredientes estes que fazem da nova estrutura um recanto aconchegante para receber crianças e adolescentes do Brasil todo que procuram a Entidade em busca de auxílio.

1998
17/10/1998

Ecologia e Solidariedade

Projeto Criançambiente - Recicle Milhões de Vidas - com o apoio da Prefeitura do Município de São Paulo. Uma idéia pioneira une preservação do meio ambiente com apoio e solidariedade a Entidade, com a participação do setor público, setor privado e sociedade civil.

1999
14/09/1999

Atendimento Quaternário

A AACC lança o atendimento quaternário que é a reintegração social do paciente curado do câncer, que ficou com sequelas do tratamento, sequelas próprias da doença. Para isso é necessário o trabalho conjunto de um grupo multidisciplinar: oftalmologista, odontólogo, fisiatra, fonoaudiólogo, otorrino, psicólogo, assistente social, pedagogos, professores, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.

2000
24/10/2000

Solidariedade e Moda – Festa Cor e Calor

A Primavera de 2000 das crianças com câncer da AACC foi especial. Com a ajuda de empresários, foi realizado no Clube Paineiras do Morumbi um grande desfile de modas, Cor e Calor, com participação de artistas e modelos, em prol da AACC.

29/11/2000

Finalista do Prêmio Criança 2000 da Abrinq

Dentre 120 entidades de todo o Brasil concorrendo ao Prêmio Criança 2000, a AACC fica entre as 20 finalistas para o orgulho dos seus fundadores, voluntários e parceiros. A AACC agradece à Fundação Abrinq  pelos direitos da Criança, pela oportunidade da participação.

2001
02/04/2001

Vencedora do Prêmio Bem Eficiente da Kanitz & Associados

Considerados um dos mais importantes prêmios outorgados ao Terceiro Setor, o Prêmio Bem Eficiente, criado pela Kanitz & Associados, agraciou a Associação de Apoio à Criança com Câncer. A Entidade foi avaliada segundo seus resultados organizacionais, financeiros, operacionais, transparência e impacto social, sendo aprovada nos 42 critérios de avaliação na área de beneficência, seguindo padrões internacionais de avaliação.

2002
03/12/2002

Faça alguma coisa por Você

O Capital Inicial fez uma gentil e bela doação de seu talento em prol das crianças da AACC. O CD foi batizado de Faça alguma coisa por você. Um projeto especial reunindo talentos que, fazem até hoje, alegram os nossos corações.

18/12/2002

Inauguração da Unidade Borges Lagoa

A AACC inaugura sua Unidade Borges Lagoa no dia 18 de dezembro de 2002. O imóvel cedido pelo Servidor Público Estadual de São Paulo e o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual - IAMSPE.

2004
12/05/2004

Vencedora do Prêmio Bem Eficiente da Kanitz & Associados

Logo Premio_2004_alta

AACC vence pela segunda vez o V Prêmio Bem Eficiente da Kanitz & Associados. O prêmio é o reconhecimento para a Entidade pelo seu trabalho e desempenho na sua área de atuação, dentro de uma estrutura profissional e competente, operando com custos administrativos baixos, com transparência e supervisão externa, de forma a garantir sua perpetuação como entidade beneficente.

04/11/2004

Lançamento da Pedra Fundamental do Instituto Pós-Câncer Thiago Cavalcanti Rotta

Com o objetivo de ampliar suas ações no apoio às crianças com câncer, a Associação de Apoio à Criança com Câncer" dá um importante passo na direção de se tornar um completo centro de tratamento da doença, com a construção do Instituto Pós-Câncer Thiago Cavalcanti Rotta.

2005
10/08/2005

A Batalha do Bem Contra o Mal

O livro, com cara de gibi, batizado de A Batalha do Bem Contra o Mal foi idealizado pelas psicólogas Maria Letícia Rotta e Larissa Guaiatoli, com o apoio da publicitária Marina Gregori. A estória se passa na ala de oncologia pediátrica de um hospital e narra a trajetória de quatro crianças - três internadas e uma que acaba de chegar - e nesse ambiente, tendo em comum a sua luta contra o câncer. O trabalho recebe as ilustrações de Maurício de Souza.

2006
16/05/2006

Centro de Voluntariado de São Paulo

AACC recebe o Selo Organização Parceira do Centro de Voluntariado de São Paulo.
2007
23/08/2007

Prêmio Excelência Latina

Vence o 1° Prêmio Excelência Latina Serviços ao Paciente concedido pela American Cancer Society em 2007.
2008
19/12/2008

Brinquedoteca

A AACC dispõe de um espaço de 67 m², equipados com material apropriado para realização de atividades lúdicas, culturais e educativas. É um espaço que, além de proporcionar momentos de recreação, facilita a oportunidade das crianças realizarem atividades junto aos pais e mães, que certamente contribuirão para uma maior serenidade emocional, minimizando os efeitos causados pelo stress do tratamento. Este projeto em particular tem o propósito único e singular de proporcionar bem estar psicológico e físico às crianças portadoras de câncer através do brincar, deslocando o foco da doença para saúde. Essas crianças passam por um momento difícil, vivendo uma rotina de idas ao hospital e à escola da instituição. O brincar é uma forma de comunicação consigo mesma e com os outros, na qual externalizam seus potenciais oníricos, suas angústias e manipulam fenômenos externos ao serviço dos sonhos.

2009
22/12/2009

100 Voluntários

Somando forças com a própria presidência da AACC que é exercida voluntariamente pela fundadora da instituição, 100 voluntários auxiliaram a Entidade nas mais variadas áreas da organização.

2010
11/04/2010

AACC completa 25 anos

Algumas à frente a nos indicar melhores caminhos; outras atrás de nós, na retaguarda. Muitas com o vigor e o viço da juventude nos enchendo de energia; outras com  seus cabelos brancos, nos emprestando sua sabedoria e experiência de vida. Olhamos para cada rosto como num passar de fotos pela memória e parece que cada um trouxe pra nós um pouco do que temos hoje, um tijolinho a mais em nossa construção. Lembramos hoje de cada um deles  e nosso coração se alegra em ter para todos lugar especial, um cantinho de aconchego e algumas vezes de saudades. Sabemos que nem tudo foram flores; houve também momentos de pesar; mas logo vinha novamente o bom e velho poder de transformação tornando a dor em alavanca para fazermos mais e melhor. Trabalhamos, cantamos, rimos, choramos, dançamos, crescemos, sem nunca esquecer o calor humano como ferramenta de construção do dia a dia.  Ah! Esse calor humano, colorindo o ambiente com nuances de companheirismo, carinho, esperança, em meio às incertezas. Mas, que nada! Queremos mais é abraçar, sentir que estamos aí para o que der e vier. E ai de quem queira tirar o sorriso de nossos rostos. Acima de tudo, estamos felizes por que nestes 25 anos, pudemos aquecer muitos outros corações.

2012
31/12/2012

Atividades Qualidade de Vida

A cura não deve se basear somente na recuperação biológica, mas também no bem-estar e na qualidade de vida do paciente. Por isso, a AACC oferece gratuitamente 14 atividades ao decorrer de 2012 de forma a contribuir com a recuperação dos seus pacientes.

2013
05/07/2013

Visita ao Aeroclube de São Paulo

Passeio nas dependências do Aeroclube de São Paulo, entrar no bimotor e conhecer o museu de história da aeronáutica. Foi um passeio divertido e cultural. As crianças foram presenteadas com um diploma de "Cadetinho do ar" e um aviãozinho de brinquedo.

23/07/2013

Festival Musical do Mickey

Espetáculo Musical Disney Live! “Festival Musical do Mickey” proporciona momentos de entretenimento e lazer às crianças e acompanhantes, que puderam se distrair de suas rotinas de tratamento em um show com personagens famosos do imaginário infantil.

2014
08/04/2014

Visita ao Clube Portuguesa de Desportos

Passeio nas dependências do clube e contato com alguns jogares do futebol nacional. Participação em festa nos vestiários e assistiram ao primeiro tempo da partida de futebol do Brasileirão.

2015
15/04/2015

Bazar do Bem Possível

Bazar do Bem Possível realizado no Clube Esporte Pinheiros. Os voluntários da AACC mais uma vez contribuem imensamente com o trabalho da Entidade.

03/05/2015

Saltimbancos

Teatro Net convidou dia 03/05 domingo, crianças, mães, funcionários e parceiros para assistirem espetáculo dos Saltimbancos.
2016
11/04/2016

AACC 30 anos

AACC 30 anos LOGOAACC completa 30 anos de vida e comemora com uma logomarca especial.
16/09/2016

CEBAS Social

AACC faz parte do grupo de organizações que dispõem da Certificação de Entidades de Assistência Social. O CEBAS Social é concedido pelo Governo Federal às entidades sem fins lucrativos como reconhecimento da organização no âmbito de entidades beneficentes de assistência social. Ressalta-se que o CEBAS Assistência Social é uma importante ferramenta de fortalecimento e melhoria dos serviços socioassistenciais no Brasil. A certificação mostra o caráter social das atividades da AACC e a importância do seu trabalho para crianças e adolescentes com câncer no nosso país.

Apoiadores