Projeto Educando Criança e Adolescente com Câncer Fora de Domicílio
O Projeto Educando Criança e Adolescente Com Câncer Fora de Domicílio da AACC pretende atender de forma integral a seu público, assegurando à criança e ao adolescente o acesso ao ensino gratuito, mesmo em condição de enfrentamento ao câncer infanto-juvenil, enquanto estão fora de seu município de origem. Este projeto possibilita que, ao final do tratamento, as crianças possam retornar para as escolas onde estudavam dando continuidade ao ensino regular, evitando assim a evasão escolar em decorrência do tratamento.
“As crianças e os adolescentes internados têm faixas etárias diferenciadas, o quadro clínico é variável, a medicação a ser utilizada é diferente de um para outro, os aspectos emocionais do processo de internação podem variar de criança para criança, a aceitação da doença é vista de diversas maneiras tanto pela família como pelo paciente, entre outros aspectos. […] Portanto, o trabalho desenvolvido pelos profissionais de diversas áreas, precisa ser integrado, dinâmico, capaz de perceber as diferenças da rotina da internação pediátrica. (SEGATIO, S.G – Pedagogia em ambientes clínicos, 2007, p 5).”
Tendo em vista a realidade descrita no trecho acima, uma proposta pedagógica para uma criança em processo de internação implica mais que brincar ou oferecer atividades para pintar, as propostas curriculares devem reconhecer e valorizar as peculiaridades desta necessidade educativa específica, visando o desenvolvimento da aprendizagem como centro das atividades. Logo, a prática pedagógica do professor está a todo o momento em parceria com a equipe do hospital, isto para que o educador possa desenvolver um trabalho completo que atenda a necessidade da criança, portanto a parceria com equipe médica oferece ao professor o suporte de qual tipo de atividade pode realizar com o aluno/paciente. O segundo momento é o acolhimento do aluno, depois que a equipe pedagógica sabe o motivo que a criança está em processo de internação, ela faz o primeiro contato o que significa acolher o aluno no Suporte Educacional, superando o isolamento e o inserindo num espaço de socialização e aprendizagem. O terceiro momento se estabelece na elaboração das propostas pedagógicas, quando a equipe acolhe a criança e começa o desenvolvimento das atividades. Essas atividades se preocupam em ter começo, meio e fim, para que a criança consiga desenvolver as atividades completas, além disso, acontecem adaptações curriculares que desenvolve a aprendizagem de acordo com as características e necessidades de cada criança. Logo se compreende que o professor/equipe pedagógica precisam desenvolver um currículo flexível, sujeito adaptações a cada atendimento. Além de elaborar metodologias que podem beneficiar todas as crianças atendidas, em um sentido geral, significa realizar modificações no planejamento, nos objetivos, nos planos de aula, nas aplicações dos conteúdos, na temporalidade, na forma de avaliação, como já mencionado adaptar e transformar as propostas em todos os sentidos. Enfim, o Suporte Educacional tem um currículo inclusivo para que possam cumprir seu papel educacional e integrativo.
Incentivos Fiscais
Incentivos fiscais são instrumentos usados pelo governo para estimular atividades específicas por prazo determinado e constitui-se em uma forma de a empresa ou pessoa física escolher a destinação de uma parte dos impostos que já seriam pagos por ela, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de projetos pela sociedade.
Na prática, o poder público abre mão de uma parte dos recursos que receberia, para incentivar a execução de iniciativas sociais, culturais, educacionais, de saúde e esportivas, em benefício de várias pessoas. O investidor, por sua vez, apoia causas que pode acompanhar e potencializar.
Atualmente, pessoas físicas e jurídicas têm à disposição mecanismo de Renúncia fiscal, estaduais e municipais com diferentes regras. Em troca do aporte de recursos, as empresas obtêm contrapartidas dos apoiados – como exposição da marca em materiais de divulgação, cotas de ingressos para espetáculos, selos públicos, placas de reconhecimento, entre outras possibilidades. A isso é acrescido o ganho de imagem, por meio da associação da companhia a projetos positivos e transformadores executados no País.