Selo Doar

 

O Padrão de Gestão e Transparência do Terceiro Setor (PGT) é um conjunto de práticas e ações  recomendadas para as organizações sem fins lucrativos brasileiras organizadas na forma de associações. Esse conjunto de recomendações foi desenvolvido pelo Instituto Doar com o objetivo de servir como um guia para as organizações brasileiras que buscam aprimorar seus processos internos, ampliar o grau de transparência de suas ações e, como resultado final, fomentar a confiança de doadores e apoiadores.

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O que é o Certificado de Gestão e Transparência

O Certificado de Gestão e Transparência é um atestado independente, concedido pelo Instituto Doar às organizações sem fins lucrativos que comprovam sua adequação aos critérios do PGT. Deste modo, o certificado tem como funções
incentivar, legitimar e destacar o profissionalismo e a transparência nas organizações brasileiras. AACC foi aprovada no processo de Certificação com conceito A.

Os critérios de Gestão e Transparência

O Padrão de Gestão e Transparência do Terceiro Setor foi elaborado a partir de uma extensa pesquisa dos conceitos e critérios adotados por diferentes organismos nacionais e internacionais, da literatura especializada em avaliação de organizações sem fins lucrativos e das práticas de empresas receptoras e concessoras de recursos para fins sociais e ambientais. Ele é composto por 44 critérios organizados em cinco grandes temas, descritos a seguir:

  • Causa e estratégia de atuação: Este campo aborda a clareza das informações sobre a causa adotada pela organização, dos propósitos e das estratégias traçadas.
  • Representação e responsabilidade: Esta área trata dos processos que asseguram a legitimidade e o cumprimento das responsabilidades dos representantes da organização, dentro e fora dela.
  • Organização e gestão institucional: São contempladas neste campo questões relacionadas às condições institucionais necessárias para a execução adequada das ações realizadas pela organização, incluindo o planejamento e o monitoramento contínuo de suas atividades.
  • Estratégia de financiamento: Nesta área são abordados os fundamentos e as práticas que são adotadas com o objetivo de assegurar os recursos financeiros necessários para o cumprimento dos objetivos da organização, garantindo sua sustentabilidade.
  • Transparência, prestação de contas e comunicação: A transparência é um dos pilares do selo, e por isso permeia todos os demais campos. Esta área específica trata da necessidade de divulgação das principais informações da organização, e da existência de canais de comunicação.

Agradecemos a confiança depositada em nosso trabalho.


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