Suporte Educacional
Criado em 1995, o suporte educacional oferece aos pacientes a possibilidade de recuperar a defasagem escolar ocasionada pela ausência à sala de aula. Este setor procura devolver à criança os hábitos e a disciplina do estudo regular, de maneira alegre e descontraída, compensando-a dos períodos dolorosos da doença e do tratamento. Com capacidade alunos com câncer, este atendimento é dado de forma individualizada por uma coordenadora pedagógica contratada que coordena este setor formado por voluntários, respeitando o programa que o aluno estava desenvolvendo em sua escola de origem. Tal medida está amparada pelo Decreto-Lei n° 1044, de 21/10/69.
Esse projeto visa não somente minimizar a defasagem escolar sofrida pela criança que fica longe da escola no período de tratamento, mas também traz implícita a proposta de que a criança deve acreditar em seu futuro saudável, e para tanto é fundamental manter-se atualizada em seus estudos.
Pretende também, que a criança em seu retorno à cidade natal, possa ser aceita no período regular próprio para sua idade, proporcionando-lhe melhor bem estar, adequação e inserção na sua comunidade. A AACC entra em contato com a escola de origem de cada aluno que envia o programa de ensino do período em que a criança e/ou adolescente estiver cursando. Nos casos de curta permanência em São Paulo e ausência de currículo a ser seguido, o Suporte Educacional da AACC oferece atividades dentro de dois grandes blocos do conhecimento: leitura e escrita e raciocínio lógico-matemático, considerando as especificidades de cada caso. A elaboração das atividades didático-pedagógicas está condicionada principalmente ao perfil do aluno (faixa etária, interesses, necessidades, expectativas e condições físicas e emocionais).
Os pedagogos e voluntários da AACC mostram um plano de trabalho individual para cada aluno e, quando possível, em grupo, seguindo o programa fornecido pela escola de origem de cada aluno, considerando o tratamento hospitalar e compatibilizando os horários das aulas às necessidades do seu tratamento.
Facilitar a reinserção social da criança e do adolescente com câncer, desenvolvendo habilidades, recuperando sua defasagem escolar durante o tratamento e adotando uma postura que considere uma perspectiva de cura.
Todos os pacientes em idade escolar alojados na AACC.
Durante todo o ano letivo, com atividades diárias de quatro horas.
– Reinserção de crianças e adolescentes em seu meio escolar em termos de igualdade com os alunos de seu grupo.
– Alunos que manifestem uma visão positiva de futuro
– Fornecer meios que contribuem para que os alunos possam iniciar suas atividades escolares ou retoma-las com um mínimo de defasagem.
– Interação da criança com o grupo;
– Notas das avaliações periódicas;
– Comportamento da criança dentro da escola;
– Interesse do aluno pelas atividades no Suporte Educacional.
Endereço
Biblioteca
Além do suporte informacional aos currículos diferenciados, a AACC oferece uma ampla coleção que contribui para a construção e ampliação do conhecimento segundo as motivações de cada aluno, uma vez que estes procedem de diferentes regiões do Brasil.
Objetivo
Funcionando junto ao Suporte Educacional, a biblioteca da AACC foi planejada e desenvolvida com o objetivo de proporcionar acesso e recurso para aprendizagem em todos os assuntos do currículo escolar adotado pela Unidade de Suporte Educacional da Instituição.
Público Alvo
Todos os pacientes e acompanhantes atendidos pela AACC.
Período de realização
A biblioteca funciona diariamente no horário das 13h00 às 18h00 proporcionando o livre acesso ao acervo a todos os alunos e professores.
Resultados obtidos
Com os alunos menores, os resultados estão sendo bem satisfatórios, uma vez que a biblioteca oferece um cantinho aconchegante para leitura.
Brinquedoteca
Em funcionamento desde 1999, deixamos à disposição dos pacientes jogos educativos, instrumentos musicais, biblioteca infanto-juvenil, gibiteca, vídeo game e jardim de inverno. AACC dispões de um espaço com mais de 60m2, equipado com material apropriado para a realização de atividades lúdicas, culturais e educativas. É um espaço que, mais do que proporcionar momentos de recreação, facilita a oportunidade das crianças realizarem atividades junto os efeitos causados pelo stress do tratamento.
A Brinquedoteca AACC é um espaço diferenciado dentro da organização. É uma ilha de colorido especial, onde as crianças sentem-se “em casa”, aliviando a tensão do tratamento. Além disso, pode ser considerado também um espaço de inclusão, já que grande parte dos pacientes e acompanhantes, de condição socioeconômica menos favorecidas, utilizam-se de jogos eletrônicos, brinquedos, incentivos culturais aos quais não têm acesso nos locais de origem. Através da análise das atividades, pode-se perceber que as crianças se sentem valorizadas e demonstram necessidade de um olhar voltado a seus aspectos saudáveis, sendo assim um esforço para a retomada, desenvolvimento e manutenção da autoestima.
Este projeto, em particular, tem o propósito único e singular de proporcionar bem estar psicológico e físico às crianças experienciam um momento difícil, no qual a sua rotina passa a ser vivida no ambiente limitado de idas ao hospital e à escola da instituição. O brincar é uma forma de comunicação consigo mesma e com os outros, no qual externalizam seus potenciais oníricos, suas angústias e manipulam fenômenos externos ao serviço dos sonhos.
Objetivos
Facilitar que em um curto espaço de tempo a criança consiga deslocar o foco do mal estar físico (doença) para o espaço do brincar e do prazer, proporcionado pelas atividades lúdicas, uma vez que passa a perceber que o mundo, além da escola, médicos e hospitais, é também diversão, o que por elas é naturalmente conhecido como “brincar”.
Público Alvo
Todos os usuários atendidos pela AACC.
Apoie o Projeto Educando Criança e Adolescente com Câncer Fora de Domicílio com seu Imposto de Renda
O Projeto Educando Criança e Adolescente Com Câncer Fora de Domicílio da AACC pretende atender de forma integral a seu público, assegurando à criança e ao adolescente o acesso ao ensino gratuito, mesmo em condição de enfrentamento ao câncer infanto-juvenil, enquanto estão fora de seu município de origem. Este projeto possibilita que, ao final do tratamento, as crianças possam retornar para as escolas onde estudavam dando continuidade ao ensino regular, evitando assim a evasão escolar em decorrência do tratamento.