Suporte Educacional

 

Criado em 1995, o suporte educacional oferece aos pacientes a possibilidade de recuperar a defasagem escolar ocasionada pela ausência à sala de aula. Este setor procura devolver à criança os hábitos e a disciplina do estudo regular, de maneira alegre e descontraída, compensando-a dos períodos dolorosos da doença e do tratamento. Com capacidade alunos com câncer, este atendimento é dado de forma individualizada por uma coordenadora pedagógica contratada que coordena este setor formado por voluntários, respeitando o programa que o aluno estava desenvolvendo em sua escola de origem. Tal medida está amparada pelo Decreto-Lei n° 1044, de 21/10/69.

Esse projeto visa não somente minimizar a defasagem escolar sofrida pela criança que fica longe da escola no período de tratamento, mas também traz implícita a proposta de que a criança deve acreditar em seu futuro saudável, e para tanto é fundamental manter-se atualizada em seus estudos.

Pretende também, que a criança em seu retorno à cidade natal, possa ser aceita no período regular próprio para sua idade, proporcionando-lhe melhor bem estar, adequação e inserção na sua comunidade. A AACC entra em contato com a escola de origem de cada aluno que envia o programa de ensino do período em que a criança e/ou adolescente estiver cursando. Nos casos de curta permanência em São Paulo e ausência de currículo a ser seguido, o Suporte Educacional da AACC oferece atividades dentro de dois grandes blocos do conhecimento: leitura e escrita e raciocínio lógico-matemático, considerando as especificidades de cada caso. A elaboração das atividades didático-pedagógicas está condicionada principalmente ao perfil do aluno (faixa etária, interesses, necessidades, expectativas e condições físicas e emocionais).

Os pedagogos e voluntários da AACC mostram um plano de trabalho individual para cada aluno e, quando possível, em grupo, seguindo o programa fornecido pela escola de origem de cada aluno, considerando o tratamento hospitalar e compatibilizando os horários das aulas às necessidades do seu tratamento.

Objetivo do Projeto
Facilitar a reinserção social da criança e do adolescente com câncer, desenvolvendo habilidades, recuperando sua defasagem escolar durante o tratamento e adotando uma postura que considere uma perspectiva de cura.
Público Alvo
Todos os pacientes em idade escolar alojados na AACC.
Período de realização 
Durante todo o ano letivo, com atividades diárias de quatro horas.
Resultados a serem alcançados:
– Reinserção de crianças e adolescentes em seu meio escolar em termos de igualdade com os alunos de seu grupo.
– Alunos que manifestem uma visão positiva de futuro
– Fornecer meios que contribuem para que os alunos possam iniciar suas atividades escolares ou retoma-las com um mínimo de defasagem.
Indicadores de Avaliação:
– Interação da criança com o grupo;
– Notas das avaliações periódicas;
– Comportamento da criança dentro da escola;
– Interesse do aluno pelas atividades no Suporte Educacional.

O horário de atendimento é de segunda à sexta, das 13hrs às 17hrs.


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