
Nossa História
A AACC - Associação de Apoio à Criança com Câncer é uma organização não governamental cuja missão é: DAR APOIO BIO-PSICOSSOCIAL E EXISTENCIAL À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE COM CÂNCER E SEUS FAMILIARES.
Pioneira nesse trabalho no Brasil e considerada modelo mundial no tratamento e assistência gratuita à criança e ao adolescente com câncer, com idade de zero a 18 anos, considerando critérios que avaliam a situação de vulnerabilidade sócio-econômico das famílias.
A instituição oferece serviços como hospedagem, alimentação, vestuário, transportes, medicação, suporte educacional, apoio psico-pedagógico, social, existencial e lazer.
A AACC – Associação de Apoio à Criança com Câncer nasceu em 02 de Junho de 1985 por iniciativa do casal José Marcus Rotta e Wanir Leão Cavalcanti Rotta, após experiência numa Casa de Apoio na cidade de Seattle, USA, no período de novembro/83 a abril/84, em decorrência do tratamento de seu filho Thiago Cavalcanti Rotta, vítima de leucemia. A iniciativa do casal encontrou apoio em um grupo de pais com crianças com câncer, com o propósito de acolher crianças residentes fora desta capital, que necessitassem realizar tratamento oncológico.
As famílias que moram na periferia de São Paulo, ou que vem do interior do Estado ou de outras partes do Brasil e de países vizinhos não tinham onde permanecer com o paciente. Assim, muitas vezes hospedavam-se em albergues, ou mesmo na rodoviária, não podendo oferecer alimentação e higiene adequada aos pacientes, acabando por abandonar o tratamento e voltando ao local de origem sem dar continuidade ao tratamento. A necessidade primária era, então, hospedar esses pacientes oferecendo condições de proximidade ao local de tratamento.
A proposta da nossa estrutura é dar:
-
Apoio à pesquisa;
-
Colaboração no aperfeiçoamento e formação de profissionais de saúde
-
Abertura de espaço para formação e participação de voluntários;
A AACC conta com um quadro de 22 funcionários, sendo 20 CLT e 2 PJ, voluntários, e mais de doadores mensais entre pessoas físicas e jurídicas, além de inúmeros doadores pontuais.