top of page
backgroundtopo.png

Nossa História

A Associação de Apoio à Criança com Câncer (AACC) nasceu em 2 de julho de 1985 por iniciativa do casal José Marcus Rotta e Wanir Leão Cavalcanti Rotta, após vivenciarem uma experiência em uma casa de apoio na cidade de Seattle, EUA, no período de novembro de 1983 a abril de 1984, em decorrência do tratamento de seu filho, Thiago Cavalcanti Rotta, vítima de leucemia.

 

A iniciativa nasceu de uma dor, pois o casal viveu o desafio de deixar sua casa e os outros filhos, ainda pequenos, com familiares para se dedicarem àquele que precisava do tratamento oncológico.

 

Ao retornarem para o Brasil, encontram apoio em um grupo de pais de crianças com câncer e que tinham o mesmo desejo de ajudar famílias residentes na periferia de São Paulo e/ou que vinham de diversas partes do Brasil e de países vizinhos, em busca de tratamento para seus filhos.

 

As famílias chegavam cheias de esperança, porém, desprovidas de recursos financeiros para proporcionarem hospedagem, alimentação e higiene adequada, já que ficavam em albergues e até mesmo em rodoviárias, o que provocava o abandono do tratamento, levando-as de volta para seu local de origem.

 

Pioneira nesse trabalho no Brasil, a AACC é considerada modelo mundial na assistência gratuita à criança e ao adolescente com câncer, com idades de 0 a 20 anos.

 

A casa de apoio oferece hospedagem, alimentação, vestuário, transporte, suporte educacional, apoio psicopedagógico, social, existencial e lazer, tudo visando o melhor acolhimento para o enfrentamento do tratamento oncológico.

 

Além disso, a AACC visa dar subsídio para apoio à pesquisa, colaboração, aperfeiçoamento e formação de profissionais da saúde e desenvolvimento de voluntários.

bottom of page