
Marketing Relacionado à Causa
Marketing relacionado à causa é a forma de apoio onde a empresa cria um diferencial para seus produtos e serviços pelo apoio à causa da criança com câncer.

Em pesquisa denominada de Responsabilidade Social Empresarial – Percepção do Consumidor Brasileiro”com 1000 entrevistados, idades entre 18 e 74 anos divididas em sexo, idade, ocupação e escolaridade, realizada nas 11 maiores capitais brasileiras, realizada pela Akatu, foi apontado que:
Resultados:
• Crescimento de 26%¨, em relação a ultima pesquisa, da parcela de consumidores que consideram que as grandes empresas devem estabelecer padrões éticos da sociedade melhor para todos.
• 70% acredita que as grandes organizações devem se envolver na solução dos problemas sociais.
• 72% quer conhecer os meios que as organizações utilizam para serem socialmente responsáveis. (Fonte: GIFE – gife.org.br – 11 de 2003).
Empresas:
• 80% das empresas estabelecem parceria com organizações sociais do Terceiro Setor sendo que a principal forma de colaboração é a doação. (Fonte: CEATS – FIAUSP – setor3.com.br – 03 de 2003).
Consumidores
• 69% diz que consumidor de forma consciente faz parte de seus valores.
• 20% das pessoas refletem sobre formas coerentes de consumo próprio.
(Pesquisa Instituto Akatu, 2003).
• 60% dos consumidores brasileiros, formadores de opinião, prestigiam produtos com base na responsabilidade social. (Fonte: Jornal Valor Econômico – 07 de 2000)
Benefícios das empresas que doam
• desenvolver uma relação estratégica com a comunidade beneficiada;
• preservar identidade com os valores da empresa;
• promover o engajamento dos colaboradores;
• agregar valor à comunidade e à empresa;
• envolver parceiros compromissados com mudanças e estabelecer comprometimento de longo prazo, de modo a sustentar e multiplicar os resultados.
O Investimento Social Corporativo quando executado de maneira estratégica permite:
• tornar a empresa sujeito do processo de transformação social do país;
• valorizar a imagem institucional e da marca;
• aumentar a lealdade do consumidor;
• incrementar a capacidade de recrutar e manter talentos;
• melhorar o clima organizacional.
Portanto, ter a marca da Associação de Apoio à Criança com Câncer atrelada a um produto é um diferencial competitivo.